quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

EXCLUSIVO: Terrorismo de 11/9 afetou até a saga Harry Potter.

O ator Ralph Fiennes interpreta o Lorde Voldemort na franquia (Foto: AP) 
O ator Ralph Fiennes interpreta o Lorde Voldemort
na franquia "Harry Potter" (Foto: AP)
O vilão sombrio de uma série de filmes de fantasia pode ser um exemplo inusitado, mas os atentados do 11 de Setembro marcaram a mentalidade e cultura dos norte-americanos de forma tão profunda que até mesmo Voldemort, o inimigo do bruxo Harry Potter, pode ser interpretado como um símbolo do terrorismo.
A comparação apareceu recentemente na "Variety" uma das principais publicações de cinema do mundo, e mencionava o fato de Voldemort ter atormentado a vida de Harry Potter nos filmes por dez anos, de 2001 a 2011, mesmo tempo que Osama bin Laden assombrou os Estados Unidos com a ameaça de terrorismo.


A revista fazia um levantamento dos efeitos do terrorismo no cinema hollywoodiano. Além dos filmes que tratam especificamente de guerra e terrorismo, como o recente ganhador do Oscar "Guerra ao Terror", e de obras que retratam exatamente os atentados de 11 de Setembro, como "Voo 93", pesquisadores alegam que os efeitos vão mais longe. Seja em filmes de herois, como "Homem-Aranha" e "Homem de ferro", ou em fitas de cinema-catástrofe, como "Cloverfield" e "Guerra dos Mundos", a ideia do terrorismo está sempre presente.
"Os atentados terroristas do 11 de Setembro levaram a cultura política dos Estados Unidos a assimilarem a probabilidade de atos futuros de assassinatos em massa", explica Stephen Prince, professor de cinema da universidade Virginia Tech. Prince avaliou as obras da última década no livro “Firestorm: American Film in the Age of Terrorism” (Tempestade de fogo: filmes americanos na era do terrorismo), em que trata dos efeitos de atentados no cinema.

                                                                                                        por Henri Calvelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário